domingo, 2 de maio de 2010

Homem de Ferro 2

Iron Man 2
(EUA, 2010) De Jon Favreau. Com Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Don Cheadle, Mickey Rourke, Scarlett Johanson, Sam Rockwell, Samuel L. Jackson, Leslie Bibb e Jon Favreau.

O maior medo da Marvel Studios a essa altura do campeonato era estragar tudo com um filme que não seguisse os mesmos padrões de "Homem de Ferro". Mas um medo legítimo né. O primeiro filme pegou todo mundo de surpresa quando todos achavam que já era um gênero explorado à exaustão, depois dos desapontamentos de "X-Men 3" e "Homem-Aranha 3". Pois não só fomos apresentados a um herói novo (levemente desconhecido), como vimos a ascenção de um novo estúdio (a própria Marvel) e a re-ascenção de um antigo conhecido do cinema, Robert Downey Jr. Com "Homem de Ferro 2" a Marvel queria criar um meio termo que continuasse o legado do herói no cinema e fizesse a ponte com "Os Vingadores", sem perder a magia do original. Conseguiram.

No novo filme, Tony Stark se vê diante de vários problemas decorrentes de sua revelação ao mundo: ele é o Homem de Ferro. O governo americano exige que ele entregue a armadura como arma ao exército. Claro que ele recusa. O que ele não imagina é que do outro lado do mundo, na Rússia, o filho de um ex-companheiro de seu pai esta tramando para vingar o nome do pai. Trata-se de Ivan Vanko, físico que cria uma arma poderosa que causa danos na armadura e uma tragédia maior em Mônaco. Sem poder se esconder e humilhado, Stark entra em uma busca por respostas sobre o certo e o errado, mas a S.H.I.E.L.D. entra em cena pra tratar de espantar os fantasmas dele e mostrar que Stark pode ser mais importante do que imagina.

O filme apresenta um Tony Stark ao mesmo tempo maduro e inseguro sobre quem ele é e seu papel no mundo. Mas o bom foi ver que não tem muito o que mudou na sua personalidade. Mesmo nos momentos mais toscos, quando ele dança bêbado com a armadura (opa!), vemos que a performance é digna de Tony Stark no momento que se encontra. Mais uma ótima personificação de Robert Downey Jr., que abraça o personagem que nasceu pra interpretar.



"Homem de Ferro 2" tem mais ação, mais drama e é muito mais engraçado e divertido. Não tem o mesmo charme do primeiro, é verdade, mas consegue cumprir seu papel com maestria. E faz devidamente a ponte tanto para outros filmes de heróis da Marvel (vide a cena no fim dos créditos), quanto para "Os Vingadores" (vide a cena no fim dos créditos). Não adianta nem destacar as atuações do elenco, porque todos eles estão muito bem, com exceção de Scarlett Johanson. Sim, ela está gostosa. Sim, ela chuta os traseiros de todos no filme. Sim, ela está gostosa. Mas tá apagadinha como nunca vimos, se é que isso é possível. Vamo combinar que o Jon Favreau, que atua do lado dela, alem de dirigir o filme todo, tirou uma casquinha por fazer as cenas né. hehehe. Fica a dica e que venha "Os Vingadores". Já estamos no clima de quero mais.

Nota: 9,0

Nenhum comentário: